segunda-feira, 17 de agosto de 2015

I ENCONTRO - 15 AGOSTO 2015

Caderno  01 - Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização



Leitura de Deleite: Lilito um amor de caracol


Textos


Oficina - Fábulas


Fábula Currículo Escolar da Escola dos Bichos



Relato - “Majê Molê: Conhecendo o Balé Afro de Peixinhos”


Relato - Uma experiência com os textos da tradição oral no ciclo de alfabetização



Fábulas 






Tarefa Para Casa e Escola

1 - Elaborar um instrumento diagnóstico da turma, considerando as principais aprendizagens desejadas para o ano em curso, vivenciar a situação e registrar quais conhecimentos os alunos demonstraram ter-se apropriado e o que precisa ser garantido em 2015. Fazer o registro do perfil da turma, para discutir no
encontro seguinte.

2 -Realizar a leitura da proposta curricular da escola e/ou da rede, refletindo sobre os seguintes aspectos:
–  No documento, o que se define por ‘escola’ e quais conhecimentos atendem às necessidades e expectativas da comunidade escolar?
–  Quais áreas e/ou conhecimentos são privilegiados na proposta? Qual a proposta de trabalho do documento para a articulação entre as áreas de
conhecimento?
–  Existe, no documento, uma preocupação com a progressão do conhecimento por ano/ciclo?
–  A proposta se preocupa em discutir e ofertar aos estudantes possibilidades de uma aprendizagem efetiva, acesso aos conhecimentos relevantes e ampliação de suas experiências?

3 - Registrar as aprendizagens e discussões dessa Unidade no caderno de
acompanhamento da formação.
Obs: Cada cursista deve ter um caderno para fazer os registros das aprendizagens
efetivadas relativas a cada Caderno da formação.



Slides da Formação







Nenhum comentário:

Postar um comentário